Como cooperas?

Como cooperas?
"Lembremo-nos de que há serviço divino dentro de nós e fora de nós. A favor de nossa própria redençao, é justo indagar se estamos cooperando com o espírito inferior que nos dominava até ontem ou se já nos afeiçoamos ao espírito renovador do Eterno Pai." Emmanuel/ Vinha de Luz

sábado, 31 de janeiro de 2009

Amigos espirituais a nos orientar

Livro dos Espíritos questão 491: Qual a missão do Espírito protetor?
"A de um pai com relação aos filhos; a de guiar o seu protegido pela senda do bem, auxiliá-lo com seus conselhos, consolá-lo nas suas aflições, levantar-lhe o ânimo nas provas da vida."

Ao reencarnar, trazemos uma programação a ser cumprida. Em regra, um "roteiro" é organizado pelos Benfeitores, com a nossa anuência, onde é traçado, em linhas gerais, o caminho a ser percorrido; levando em consideração sempre nossas necessidades, experiências adquiridas ao longo da trajetória e capacidade que já possuímos para o cumprimento de nossos deveres.
O objetivo de retornarmos é sempre o êxito, e é para isso que nosso "anjo da guarda" nos orienta. Podemos confundir um pouco as coisas, ao imaginar que esses companheiros podem realizar milagres para resolver nossos problemas.
Força, coragem, paciência e resignação jamais nos serão negadas; no entanto, somos nós a realizar a tarefa. A paz (e consequentemente a felicidade) depende do cumprimento dos nossos deveres. E, tenhamos a certeza de que seremos “cobrados” de acordo com nossas reais possibilidades. Não é necessário que ninguém nos cobre, nossa consciência é o mais implacável dos juízes; e também o mais acertado, porque não nos pede contas daquilo que ainda não somos capazes de fazer.
Assim, vejamos a presença do nosso “anjo da guarda” como mais uma oportunidade que o Pai nos concede para que avancemos rumo a condições melhores.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

"Mesmo quando tudo pareça ruir em nossa volta, é ainda a fé amplamente desenvolvida que nos dará a certeza de que, memo assim, estaremos sempre ganhando, ainda que momentaneamente não possamos decifrar o ganho com clareza e nitidez." Com essas palavras de Hammed percebemos que a nossa compreensão, ainda limitada, não consegue alcançar os (reais) objetivos da Vida. Por pior que as coisas estejam, sempre há outros ângulos; basta a nossa movimentação para visualizarmos novas possibilidades e, consequentemente, caminhos diferentes.
"Os aprendizes da Boa Nova constituem a instrumentalidade do Senhor. Sabemos que, coletivamente, permanecem todos empenhados em servi-lo, entretanto, ninguém olvide a necessidade de afinar a trombeta dos sentimentos e pensamentos pelo diapasão do Divino Mestre, para que a interferência individual não se faça nota dissonante no sublime concerto do serviço redentor." (Emmanuel)

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

"Aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento
e lançada de uma para outra parte."
(Tiago,1:6.)

domingo, 11 de janeiro de 2009

Se tens fé

Emmanuel nos possibilita uma reflexão acerca da fé na mensagem intitulada "Se tens fé". No último parágrafo do texto ele diz "Se tens fé, sustentarás, sobretudo, o esforço diário do próprio burilamento, através das pequeninas e difíceis vitórias sobre a natureza inferior, como sendo o mais alto serviço que podes prestar aos outros, de vez que, aperfeiçoando a nós mesmos, estaremos habilitando a consciência para refletir, com segurança, o amor e a sabedoria da Lei."
Dessa forma, pode-se pensar que, de fato, o melhor bem que podemos fazer a nosso próximo é a nossa RENOVAÇÃO. Quem não gosta de estar ao lado de uma pessoa harmonizada, equilibrada? Não representa tarefa fácil; aliás, o próprio Mestre Jesus, em momento algum, nos iludiu com facilidades; ao contrário, ele nos falou da porta estreita. No entanto, Emmanuel e outros Benfeitores chamam a nossa atenção para o fato de que é um trabalho perfeitamente possível de ser realizado, desde que nos esforcemos, tendo coragem, perseverança e acima de qualquer coisa VONTADE.
Aliás, a VONTADE representa um ingrediente indispensável. Não há mudança desde que não haja VONTADE. A questão 909 de o Livro dos Espíritos atende muito bem a essa reflexão. Kardec pergunta: Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações? ao que os Benfeitores nos respondem "Sim, e, frequentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! quão poucos dentre vós fazem esforços."
Fica muito claro que tudo começa pela VONTADE. Inclusive, é pelo uso do nosso livre-arbítrio, ou seja, da nossa VONTADE que nossos Amigos Espirituais podem nos auxiliar...
Lembremos, ainda, que a liberdade é uma Lei Divina e, como tal, imutável.

Espiritismo - um convite à razão

"Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade."
Allan Kardec
Com esse pensamento de Kardec temos o direcionamento para um estudo acerca do conhecimento que a Doutrina dos Espíritos nos oferece. Em um mundo de grandes inquietações, torna-se extremamente necessário um rumo, uma diretriz para chegarmos até a FELICIDADE. Afinal de contas, essa não representa uma constante busca do ser humano?