Como cooperas?

Como cooperas?
"Lembremo-nos de que há serviço divino dentro de nós e fora de nós. A favor de nossa própria redençao, é justo indagar se estamos cooperando com o espírito inferior que nos dominava até ontem ou se já nos afeiçoamos ao espírito renovador do Eterno Pai." Emmanuel/ Vinha de Luz

terça-feira, 30 de junho de 2009

Livre-arbítrio

(questão 845) Não constituem obstáculos ao exercício do livre-arbítrio as predisposições instintivas que o homem já traz consigo ao nascer?
"As predisposições instintivas são as do Espírito antes de encarnar. Conforme seja este mais ou menos adiantado, elas podem arrastá-lo à prática de atos repreensíveis, no que será secundado pelos Espíritos que simpatizam com essas disposições. Não há, porém, arrastamento irresistível, uma vez que se tenha a vontade de restitir. Lembrai-vos de que querer é poder."
De acordo com as informações dos Espíritos, nesta questão de O Livro dos Espíritos, nossa vontade tem um papel de suma importância, uma vez que é por nossa livre escolha que, de alguma forma, estaremos em condições de sermos influenciados por qualquer outro ser. A resposta acima nos diz, ainda, que "não há arrastamento irresistível...", isso nos faz pensar que não há como colocar a "culpa" no outro, ao escolhermos de forma equivoca, por exemplo. A responsabilidade, consequente das nossas escolhas, será sempre nossa - uma questão de justiça, não é verdade?!
No entanto, queremos destacar o seguinte aspecto da questão 845:
Kardec indaga dos Benfeitores com relação às nossas predisposições instintivas, ou seja, como fica a situação das tendências que, de algma forma, trazemos conosco?
Após uma leitura mais profunda, seguida de uma certa reflexão, pode-se compreender que, embora os equívocos e desvios do passado estejam "impressos" em nós como tendências inferiores, hoje temos a oportunidade da escolha, do livre-arbítrio e, que a utilização da nossa vontade é decisiva para o nosso avanço moral. Vale a pena lembrar que a vontade é individual, não há como outros fazerem a parte que nos cabe neste processo.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Livre-arbítrio

"Pelo uso do seu livre-arbítrio, a alma fixa seus destinos, prepara suas alegrias ou suas dores. Mas, nunca, no decorrer de sua marcha, na prova amarga como no meio da ardente luta da paixão, nunca os socorros do Alto lhe foram recusados. Por mais que se abandone a si mesma, por mais indigna que pareça, desde que desperte sua vontade de caminhar pelo caminho reto, a via sacra, a Providência a ajuda e sustenta." (Léon Denis)

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Ampliando o nosso olhar


"Sai, cada dia, de ti mesmo, e busca sentir a dor do vizinho, a necessidade do próximo, as angústias de teu irmão e ajuda quanto possas." Emmanuel

domingo, 7 de junho de 2009

Caridade



"Não te negues a dar do pouco que já amealhaste. Não te negues a caminhar, seguindo a marcha do progresso. Todos os que caminham na Terra somos imperfeitos ainda, não se pode esquecer a humildade, condição trazida pelo Mestre Maior; no entanto, todos somos filhos de Deus e é nessa condição que PODEMOS e DEVEMOS contribuir. De que forma? Perdoando, compreendendo, amando, levantando, perseverando no bem e, acima de tudo, NÃO julgando. Se ainda não consegues amar, pois pode parecer difícil amar aquele que está ao lado, comeces por compreendê-lo. Também tu necessitas de compreensão, não é verdade?!"