Como cooperas?

Como cooperas?
"Lembremo-nos de que há serviço divino dentro de nós e fora de nós. A favor de nossa própria redençao, é justo indagar se estamos cooperando com o espírito inferior que nos dominava até ontem ou se já nos afeiçoamos ao espírito renovador do Eterno Pai." Emmanuel/ Vinha de Luz

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Respeito às convicções individuais

"A matéria é o obstáculo útil; provoca o esforço e desenvolve a vontade; contribui para a ascensão dos seres, impondo-lhes necessidades que o obrigam a trabalhar." (Leon Denis do livro O problemas do ser, do destino e da dor, p. 163)
Nossa intenção não deve ser a de fazer proselitismo, ou seja, convencer o outro na "marra". A Doutrina Espírita oferece esclarecimento àqueles que estão em busca de respostas, de consolo, ... Não é finalidade, mas meio. Meio de renovação íntima, é pra isso que ela nos serve - como um instrumento. De forma muito lúcida, tendo a razão por base, Allan Kardec teve o cuidado de organizar, didaticamente, toda a estrutura dessa Doutrina, para que ela possa nos ajudar em nosso processo evolutivo.
Assim, não se pode violentar o outro, em suas convicções (religiosas). Cada um de nós somos seres únicos, carregamos nossas experiências, necessidades... e crenças. Por isso, é fundamental respeitar aquele que não acredita em reeencarnação.

domingo, 22 de novembro de 2009

Afirmação Esclarecedora

AFIRMAÇÃO ESCLARECEDORA
"E não quereis vir a mim para terdes vida."- Jesus. (JOÃO, 5:40.)

Quantos procuram a sublimação da individualidade precisam entender o valor supremo da vontade no aprimoramento.
Os templos e as escolas do Cristianismo permanecem repletos de aprendizes que vislumbram os poderes divinos de Jesus e lhe reconhecem a magnanimidade, caminhando, porém, ao sabor de vacilações cruéis.
Creem e descreem, ajudam e desajudam, organizam e pertubam, iluminam-se na fé e ensombram-se na desconfiança...
(texto de Emmanuel do livro Fonte Viva, p. 87)
(continua...)

sábado, 14 de novembro de 2009

A interferência do mundo espiritual em nossas atividades se dá de forma tão natural que, por vezes, nos esquecemos que eles (os Espíritos desencarnados) influenciam em nossa vida muito mais do que imaginamos, e que "de ordinário são eles que" nos dirigem.
No entanto, nosso livre-arbítrio, enquanto componente da Lei Natural de Liberdade, é sempre inviolável. Isso faz toda a diferença, porque aprendemos com a Doutrina dos Espíritos que não podemos mais "jogar"a culpa pelos nossos equívocos em cima do "outro"...
Já não cabe mais dizer que fomos influenciados pelo demônio...
Quer dizer então que a o Espiritismo diz que o demônio não pode nos influenciar?
Mas, e a questão que fala "de ordinário são eles que vos dirigem", como fica? Os Espíritos influenciam ou não em nossa vida?
De acordo com informação contida no Livro dos Espíritos, há uma constante inflência do mundo espiritual em nossa vida, sim...
(continua...)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

auto-piedade

"[...] O Criador oferece à semente o sol e a chuva, o clima e o campo, [...] mas a semente terá que germinar por si mesma, elevando-se para a luz solar.
O homem recebe, igualmente, o Sol da Providência e a chuva de dádivas, [...] o campo da oportunidade, a defesa do amor e o adubo do sofrimento, [...] todavia, somos constrangidos a romper por nós mesmos os envoltórios inferiores, [...] (Emmanuel, no livro Fonte Viva, p. 34)
Diante de nossas dificuldades, nossa tendência natural, em regra, é colocar a "culpa" em fatores externos, e, não raras vezes, em outras pessoas. Seguimos dessa forma com a desastrosa ilusão de que somos vítimas da vida, das pessaos e das circunstâncias. Por que eu? De fato, como os Espíritos Superiores nos alertam, nosso (enquanto humanidade) maior obstáculo ao crescimento é o egoísmo ao lado do orgulho. Quando indagamos de forma rebelde por que eu?, estamos, em verdade, dizendo que se fosse com o outro não teria problema algum, afinal de contas, melhor que a desgraça seja na casa do vizinho do que na nossa, não é verdade?!! Hipocrisia dizer que (na maioria das vezes) não pensamos dessa forma. Atitudes como essa fazem com que permaneçamos num interminável círculo vicioso, que nos prende à inferioridade.
Mas, dizíamos que o orgulho também é um empecilho em nosso progresso moral. Somos extremamente orgulhosos pra reconhecer, por exemplo, que precisamos melhorar. Em geral, é o outro que precisa mudar. Quase sempre estamos convictos de que estamos corretos e de que estamos sofrendo injustiças (da vida). Aliás, essa suposta injustiça é vasto campo para nossas refexões, caso seja uma prioridade a questão evolutiva para nós. Teríamos muito a analisar.
Mas, finalizando, por hora, queremos deixar uma refexão: Será que diante de nossas dores, paramos para pensar que há outras pessoas que igualmente levam suas chagas morais, seus problemas e dificuldades? Ou, será que nos fechamos em nossas dores e nos limitamos, simplesmente, a lamentar, acalentando de forma ferrenha o sentimento de auto-piedade? E o que tudo isso tem a ver com o fragmento da mensagem de Emmanuel?