Como cooperas?

Como cooperas?
"Lembremo-nos de que há serviço divino dentro de nós e fora de nós. A favor de nossa própria redençao, é justo indagar se estamos cooperando com o espírito inferior que nos dominava até ontem ou se já nos afeiçoamos ao espírito renovador do Eterno Pai." Emmanuel/ Vinha de Luz

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"Nossos pensamentos são paredes em que nos enclausuramos ou asas com que progredimos na ascese." (Emmanuel, Fonte Viva, p. 338)

sábado, 23 de janeiro de 2010

Na esfera íntima

“Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons dispensadores da multiforme graça de Deus.” – Pedro. (I PEDRO, 4:10.)

A vida é máquina divina da qual todos os seres são peças importantes, e a cooperação é o fator essencial na produção da harmonia e do bem para todos.
Nada existe sem significação.
Ninguém é inútil.
Cada criatura recebeu determinado talento da Providência Divina para servir no mundo e para receber do mundo o salário da elevação.
Velho ou moço, com saúde do corpo ou sem ela, recorda que é necessário movimentar o dom que recebeste do Senhor, para avançares na direção da Grande Luz.
Ninguém é tão pobre que nada possa dar de si mesmo.
O próprio paralítico, atado ao catre da enfermidade, pode oferecer aos outros a paciência e a calma, em forma de paz e resignação.
Não olvides, pois, o trabalho que o Céu te conferiu e foge à preocupação de interferir na tarefa do próximo, a pretexto de ajudar.
Quem cumpre o dever que lhe é próprio, age naturalmente a benefício do equilíbrio geral.
Muitas vezes, acreditando fazer mais corretamente que os outros o serviço que lhes compete, não somos senão agentes de desarmonia e perturbação.
Onde estivermos, atendamos com diligência e nobreza à missão que a vida nos oferece.
Lembra-te que as horas são as mesmas para todos e de que o tempo é o nosso silencioso e inflexível julgador.
Ontem, hoje e amanhã são três fases do caminho único.
Todo dia é ocasião de semear e colher.
Observemos, assim, a tarefa que nos cabe e recordemos a palavra do Evangelho: - “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons dispensadores da multiforme graça de Deus”, para que a graça de Deus nos enriqueça de novas graças. (Emmanuel, p. 293-294 Fonte Viva)

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Renovação


"A vida é curso avançado de aprimoramento, através do esforço e da luta, e se a própria pedra deve sofrer o burilamento para refletir a luz, que dizer de nós mesmos, chamados, desde agora, a exteriorizar os recursos divinos!!!" (Emmanuel)



Com sua habitual lucidez, Emmanuel nos insita a refletir acerca da nossa própria realidade e, sobretudo, da nossa renovação íntima. As palavras de Jesus no que diz respeito ao nascer de novo podem ser dimensionadas a partir da sugestão do Benfeitor Amigo, a final de contas, a exemplo de Paulo de Tarso podemos (e devemos!) mudar o rumo da nossa trajetória, a partir do instante em que tomamos consciência do caminho a ser trilhado para nossa verdadeira libertação...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Lei Natural

"A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta." (Livro dos Espíritos, questão 614)
Há quanto tempo insistimos em nos afastar das Leis Divinas!
Se em determinado momento da caminhada encontramos empecilhos e obstáculos (que a primeira vista nos parecem intransponíveis), ensina-nos a Doutrina dos Espíritos que esse é o resultado das nossas ações (ou omissões) do passado. Lembremos sempre que a justiça é um dos atributos divinos; Deus, ao contrário de nós, nunca é parcial: não há privilégios, nem regalias em suas organizações. Por misericórdia, a bênção do nascer de novo nos é concedida. Cabe a cada um, entretanto, aproveitar, da melhor forma possível, essa oportunidade.
O passado pode se fazer presente hoje no formato das dificuldades e limitações; o dia de hoje, no entanto, convida-nos (constantemente) a crescer e a romper com esse passado, porque aprendemos com o Espiritismo que somos imortais e que essa "vida" de hoje é transitória... Aqui estamos de passagem... Mas, ainda somos tão apegados ao que é perecível e ao que foge ao nosso controle!!!
A Lei do Progresso é uma Lei Divina e todos (sem exceção!) somos a ela submetidos. É possível, no entanto, optar pela movimentação, seguindo os passos do maior exemplo que a humanidade possui - Jesus - ou; simplesmente, pela inação, caracterizada pela desolação e desesperança. Essa segunda opção faz com que sejamos levados de roldão pela torrente do progresso, que a tudo renova.
Isso quer dizer que mesmo defrontados pelas grandes ou pequenas dificuldades do momento, sempre teremos a opção de escolher qual será a nossa conduta diante da vida - rebeldia ou resignação: essa escolha é nossa.
Lembrando que a resignação não significa apatia, nem falta de ação, mas uma busca pela sintonia com as Leis Divinas que regem o Universo.