Como cooperas?

Como cooperas?
"Lembremo-nos de que há serviço divino dentro de nós e fora de nós. A favor de nossa própria redençao, é justo indagar se estamos cooperando com o espírito inferior que nos dominava até ontem ou se já nos afeiçoamos ao espírito renovador do Eterno Pai." Emmanuel/ Vinha de Luz

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Lei Natural

"A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta." (Livro dos Espíritos, questão 614)
Há quanto tempo insistimos em nos afastar das Leis Divinas!
Se em determinado momento da caminhada encontramos empecilhos e obstáculos (que a primeira vista nos parecem intransponíveis), ensina-nos a Doutrina dos Espíritos que esse é o resultado das nossas ações (ou omissões) do passado. Lembremos sempre que a justiça é um dos atributos divinos; Deus, ao contrário de nós, nunca é parcial: não há privilégios, nem regalias em suas organizações. Por misericórdia, a bênção do nascer de novo nos é concedida. Cabe a cada um, entretanto, aproveitar, da melhor forma possível, essa oportunidade.
O passado pode se fazer presente hoje no formato das dificuldades e limitações; o dia de hoje, no entanto, convida-nos (constantemente) a crescer e a romper com esse passado, porque aprendemos com o Espiritismo que somos imortais e que essa "vida" de hoje é transitória... Aqui estamos de passagem... Mas, ainda somos tão apegados ao que é perecível e ao que foge ao nosso controle!!!
A Lei do Progresso é uma Lei Divina e todos (sem exceção!) somos a ela submetidos. É possível, no entanto, optar pela movimentação, seguindo os passos do maior exemplo que a humanidade possui - Jesus - ou; simplesmente, pela inação, caracterizada pela desolação e desesperança. Essa segunda opção faz com que sejamos levados de roldão pela torrente do progresso, que a tudo renova.
Isso quer dizer que mesmo defrontados pelas grandes ou pequenas dificuldades do momento, sempre teremos a opção de escolher qual será a nossa conduta diante da vida - rebeldia ou resignação: essa escolha é nossa.
Lembrando que a resignação não significa apatia, nem falta de ação, mas uma busca pela sintonia com as Leis Divinas que regem o Universo.