Como cooperas?

Como cooperas?
"Lembremo-nos de que há serviço divino dentro de nós e fora de nós. A favor de nossa própria redençao, é justo indagar se estamos cooperando com o espírito inferior que nos dominava até ontem ou se já nos afeiçoamos ao espírito renovador do Eterno Pai." Emmanuel/ Vinha de Luz

domingo, 11 de janeiro de 2009

Se tens fé

Emmanuel nos possibilita uma reflexão acerca da fé na mensagem intitulada "Se tens fé". No último parágrafo do texto ele diz "Se tens fé, sustentarás, sobretudo, o esforço diário do próprio burilamento, através das pequeninas e difíceis vitórias sobre a natureza inferior, como sendo o mais alto serviço que podes prestar aos outros, de vez que, aperfeiçoando a nós mesmos, estaremos habilitando a consciência para refletir, com segurança, o amor e a sabedoria da Lei."
Dessa forma, pode-se pensar que, de fato, o melhor bem que podemos fazer a nosso próximo é a nossa RENOVAÇÃO. Quem não gosta de estar ao lado de uma pessoa harmonizada, equilibrada? Não representa tarefa fácil; aliás, o próprio Mestre Jesus, em momento algum, nos iludiu com facilidades; ao contrário, ele nos falou da porta estreita. No entanto, Emmanuel e outros Benfeitores chamam a nossa atenção para o fato de que é um trabalho perfeitamente possível de ser realizado, desde que nos esforcemos, tendo coragem, perseverança e acima de qualquer coisa VONTADE.
Aliás, a VONTADE representa um ingrediente indispensável. Não há mudança desde que não haja VONTADE. A questão 909 de o Livro dos Espíritos atende muito bem a essa reflexão. Kardec pergunta: Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações? ao que os Benfeitores nos respondem "Sim, e, frequentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! quão poucos dentre vós fazem esforços."
Fica muito claro que tudo começa pela VONTADE. Inclusive, é pelo uso do nosso livre-arbítrio, ou seja, da nossa VONTADE que nossos Amigos Espirituais podem nos auxiliar...
Lembremos, ainda, que a liberdade é uma Lei Divina e, como tal, imutável.

Um comentário:

  1. Muito esclarecedor! Muitas vezes nos esquecemos de que tudo em nossas vidas começa no pensamento e na vontade!
    Elisa

    ResponderExcluir