Como cooperas?

Como cooperas?
"Lembremo-nos de que há serviço divino dentro de nós e fora de nós. A favor de nossa própria redençao, é justo indagar se estamos cooperando com o espírito inferior que nos dominava até ontem ou se já nos afeiçoamos ao espírito renovador do Eterno Pai." Emmanuel/ Vinha de Luz

terça-feira, 30 de junho de 2009

Livre-arbítrio

(questão 845) Não constituem obstáculos ao exercício do livre-arbítrio as predisposições instintivas que o homem já traz consigo ao nascer?
"As predisposições instintivas são as do Espírito antes de encarnar. Conforme seja este mais ou menos adiantado, elas podem arrastá-lo à prática de atos repreensíveis, no que será secundado pelos Espíritos que simpatizam com essas disposições. Não há, porém, arrastamento irresistível, uma vez que se tenha a vontade de restitir. Lembrai-vos de que querer é poder."
De acordo com as informações dos Espíritos, nesta questão de O Livro dos Espíritos, nossa vontade tem um papel de suma importância, uma vez que é por nossa livre escolha que, de alguma forma, estaremos em condições de sermos influenciados por qualquer outro ser. A resposta acima nos diz, ainda, que "não há arrastamento irresistível...", isso nos faz pensar que não há como colocar a "culpa" no outro, ao escolhermos de forma equivoca, por exemplo. A responsabilidade, consequente das nossas escolhas, será sempre nossa - uma questão de justiça, não é verdade?!
No entanto, queremos destacar o seguinte aspecto da questão 845:
Kardec indaga dos Benfeitores com relação às nossas predisposições instintivas, ou seja, como fica a situação das tendências que, de algma forma, trazemos conosco?
Após uma leitura mais profunda, seguida de uma certa reflexão, pode-se compreender que, embora os equívocos e desvios do passado estejam "impressos" em nós como tendências inferiores, hoje temos a oportunidade da escolha, do livre-arbítrio e, que a utilização da nossa vontade é decisiva para o nosso avanço moral. Vale a pena lembrar que a vontade é individual, não há como outros fazerem a parte que nos cabe neste processo.