Como cooperas?

Como cooperas?
"Lembremo-nos de que há serviço divino dentro de nós e fora de nós. A favor de nossa própria redençao, é justo indagar se estamos cooperando com o espírito inferior que nos dominava até ontem ou se já nos afeiçoamos ao espírito renovador do Eterno Pai." Emmanuel/ Vinha de Luz

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Egoísmo

“O egoísmo, chaga da Humanidade, tem que desaparecer da Terra, a cujo progresso moral obsta. (...) O egoísmo é, pois, o alvo para o qual todos os verdadeiros crentes devem apontar suas armas, dirigir suas forças, sua coragem. Digo: coragem, porque dela muito mais necessita cada um para vencer-se a si mesmo, do que para vencer os outros. Que cada um, portanto, empregue todos os esforços a combatê-lo em si, certo de que esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho é o causador de todas as misérias do mundo terreno. É a negação da caridade e, por conseguinte, o maior obstáculo à felicidade dos homens.”
(O Evangelho Segundo o Espiritismo cap. XI item 11 – O egoísmo, Emmanuel)
Em quantos momentos da nossa existência nos trancamos em nosso estreito mundo particular!!! Em grau maior ou menor, somos todos egocêntricos; no entanto, extrapolamos ao imaginar, por vezes, que a “nossa” dor é a maior do mundo, que não há ninguém que sofra mais do que nós. E, dessa forma, fechamos os olhos para aqueles que nos cercam, esquecidos de que as outras pessoas possuem necessidades tanto quanto nós. A proposta da vida é sempre dilatar nossos horizontes; ninguém está dizendo, com isso, que devemos nos enganar ou enganar os outros, fingindo que estamos bem, quando na verdade não estamos. Às vezes precisamos desabafar, sim! falar de nossas dores e também de nossos medos... Torna-se, necessário, no entanto, saber calar em determinados momentos para ouvir o desabafo do outro. Nesse momento, inclusive, temos a oportunidade de, ajudando o outro, conhecer um pouco melhor a nós mesmos. Aquele que não tem tempo de ouvir, que apenas quer falar de si, ainda não percebeu que o mundo não se restringe ao pequeno espaço em que circulamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário